XD Classificados Facebook Twitter

Notícias

imagem

Guilherme Rosa Nutricionista Home Care

imagem

Padaroca Premium

imagem

Casa De Carnes Da Ponte

A melhor carne.

imagem

Relojoaria Kênia

CONSERTOS DE RELÓGIOS EM GERAL.


Notícias

foto

Foto: Fabio Cordeiro

Unindo forças no combate à violência em Duque de Caxias

Monitoramento por câmeras 24 horas por dia em Caxias


Se depender dos esforços do poder público municipal, Duque de Caxias vai reduzir as estatísticas de violência na cidade. Com ações baseadas em tecnologia, aumento de efetivo de agentes e integração com órgãos e outras forças, o município quer mudar o conceito de Segurança Pública.

Primeiro projeto de segurança implantado na atual gestão, o “Caxias Mais Segura” é um serviço de monitoramento com câmeras distribuídas estrategicamente pela cidade. O sistema é integrado às polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros.

As câmeras são operadas 24 horas por dia pelo Centro de Monitoramento e estão nas áreas de maior incidência de crimes como assaltos, furtos, homicídios, acidentes de trânsito e congestionamentos.

— Estamos com cerca de 30 câmeras funcionando e, daqui a um mês, chegaremos a 44. Nosso objetivo é que essas imagens e o acesso a elas não fiquem restritos apenas à Secretaria de Segurança, mas disponibilizadas para o batalhão e a Polícia Civil, para ajudar nas investigações — explicou o secretário de Políticas de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas, Robson Paschoal Alves André.

As imagens captadas pelos equipamentos ficam arquivadas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) por um mês. O número de câmeras vai aumentar. Este ano, foi lançado o projeto “Cidade Inteligente”, que prevê, entre outras iniciativas, a ampliação da atual central de monitoramento com mais 500 câmeras.

— Depois do Caxias Mais Segura, o projeto foi ampliando até chegar no Cidade Inteligente, que tem um viés de segurança embutido, mas é muito mais amplo porque faz com que a cidade funcione como organismo vivo e integrado. As informações coletadas se transformam em ações de governo — acrescentou o secretário.

A ideia do projeto — que a Secretaria municipal de Governo pretende apresentar ao interventor federal no Rio — é que as imagens captadas pelas câmeras acabem norteando a administração pública. Um exemplo seria a alteração do tempo do sinal de trânsito, após as câmeras registrarem uma determinada quantidade de veículos. Os equipamentos também poderão rastrear veículos e monitorar locais com manchas criminais mais incisivas.

O monitoramento por câmeras não é a única estratégia para reforçar a segurança. A Secretaria municipal de Transportes e Serviços Públicos colocou duas mil lâmpadas LED e trocou 60 mil pontos de iluminação, para mostrar que uma cidade mais iluminada se torna mais segura. Nas ruas, também começou um trabalho de ordenamento urbano com fiscais para coibir o comércio ilegal.

— Não vamos permitir que produtos frutos de roubos de carga sejam comercializados livremente. Estamos atentos para que barracas desse perfil não se transformem em escoadouro da criminalidade — explicou Paschoal, acrescentando que enviou um ofício à Polícia Federal de Nova Iguaçu, pedindo atuação no município para coibir a venda ilegal de mercadorias importadas.

O aumento no efetivo da Guarda Municipal também está nos planos da secretaria para 2019. Hoje, são 232 agentes.

— Colocamos no orçamento do ano que vem a previsão para realização de concurso. Em caso de melhora das contas públicas, vamos realizar concurso para abrir de 150 a 300 vagas — planeja o secretário.

Na integração com outras forças e na parceria com diferentes secretarias, quem ganha é o cidadão de Duque de Caxias, que vai poder se sentir cada vez mais seguro.

— Uma das coisas que posso assegurar é a integração e a falta de vaidade entre as forças que comandam a segurança pública aqui no município. Agentes de segurança, comandante, delegados, todo mundo trabalha unido, a integração é total. A gente se irmana com um objetivo só: o ganho para a cidade — conclui o secretário.

Por PREFEITURA DE CAXIAS
Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Fonte: Prefeitura Municipal De Duque De Caxias

06 de Setembro de 2018

09:38:04

compartilhe

Contador: 000111

imagem

Edu Persí

Cantor, compositor e ator.

imagem

Academia Anatomia

Academia Anatomia.

imagem

Transporte Escolar & Universitário Xerém Caxias & Petrópolis

Transporte.

imagem

Aurora Design & Comunicação